Organização financeira na melhor idade: continue a proteger o seu dinheiro

No Dia do Idoso, a segurança financeira é um assunto essencial

Há quem pense que, depois de uma vida de trabalho para conquistar uma boa aposentadoria, a segurança financeira chegou e os cuidados com as finanças não são mais necessários.

No entanto, depois de todo o esforço desprendido, não cuidar da saúde financeira é um desserviço pessoal extremamente não recomendável.

Sendo considerado um crime muito comum em pessoas com idade avançada, o abuso financeiro contra idosos só perde para as denúncias de violência psicológica, conforme demonstram os dados do Disque 100, canal de informações e denúncias contra os direitos humanos do Governo Federal.

Além das preocupações com os eventuais abusos financeiros que podem ocorrer, os idosos também devem se comprometer com a organização de suas finanças para manter sua autonomia e curtir bons momentos na melhor idade.

Por isso, aprenda cada vez mais e aplique bons conceitos de educação financeira.

3 dicas de educação financeira para idosos

Veja como manter seu patrimônio em ordem com independência a seguir.

Não delegue a organização das suas finanças

Ajuda é sempre bem-vinda. No entanto, não se sinta menos competente com o seu dinheiro porque envelheceu. Afinal, você é o responsável pelo patrimônio que reuniu.

Procure manter suas despesas sob controle e consultar regularmente sua condição financeira. Apesar de sua estabilidade, seu dinheiro precisa ser bem cuidado para perdurar.

Pratique o controle de gastos

Para os especialistas financeiros, a melhor maneira de controlar gastos na aposentadoria é fracionar, de uma forma diferenciada, as despesas:

  • Reserve 50% para gastos essenciais;
  • Mantenha 30% da renda para supérfluos: você merece se divertir; e,
  • 20% da renda para a reserva de emergência. Seus cuidados com o futuro e eventuais contratempos não deve mudar.

Evite o máximo possível os empréstimos consignados

Visto como um recurso de fácil acesso a aposentados, contrair empréstimos para ajudar pessoas ou para gastos desnecessários pode desestabilizar a saúde financeira dos idosos.

Encare os empréstimos consignados como último recurso e, caso decida emprestar esta alternativa, tenha certeza que a dívida não será revertida para você.

Desejamos a todos os idosos, uma vida longa e repleta de saúde.

Feliz Dia do Idoso!

Tags: aposentadoria dia do idoso

Veja mais