Custos associados podem ser grandes vilões no orçamento

Saiba o que são e como estar preparado(a) para esses gastos

Não é o objetivo de nenhum vendedor fazer o cliente comprar algo que ele não pode pagar. Entretanto, é exatamente isso que costuma acontecer em muitas promoções e ofertas que tornam cega a visão crítica do consumidor.

 

Na compra de produtos com valores que aparentam ser extremamente acessíveis, o cliente tende a submergir em uma ilusão de economia constante e acaba esquecendo dos gastos que, a longo prazo, se multiplicam e crescem. Ao comprar um automóvel, por exemplo, muitas pessoas esquecem de levar em consideração os custos que o abastecimento, manutenção e impostos trarão. 

 

Um outro grande problema é que isso não acontece só em compras grandes, como no caso de adquirir um carro ou uma casa, isso também acontece até mesmo em situações comuns do dia a dia. Possivelmente, você já vivenciou um momento em que desejava comprar apenas 1 item no supermercado ou shopping, mas acabou levando 2 ou 3, pois estes, supostamente, eram necessários para o perfeito funcionamento do primeiro.

 

De modo geral, antes de comprar algum item para si, é necessário pensar nas despesas que o acompanham e estar preparado(a). Por isso, estude o que deseja comprar; evite parcelas longas e juros; e tenha uma reserva financeira.