Use o álbum da Copa para ensinar planejamento financeiro às crianças

De pacotinho em pacotinho, prepare os pequenos para o futuro

Começou a preencher o álbum da copa agora? Então aproveite para ensinar planejamento financeiro para as suas crianças e garanta que elas estejam preparadas para o futuro.

 

Primeiramente, lembre-se de que as figurinhas também são dinheiro. E, por isso, é possível aprender através delas sobre negociação, autonomia e a diferença entre desejo e necessidade.

 

Para enfatizar isso, a seguir, você verá 3 lições que as crianças podem aprender enquanto colecionam figurinhas:

 

1° Objetivos e planejamento

É preciso ensinar à criança lições sobre espera, constância e planejamento. Para isso, cabe à família não comprar desenfreadamente mais e mais pacotes de figurinhas.

 

O objetivo aqui é ensinar para a criança que existem os momentos de adquirir novos bens, mas também existem os momentos para se planejar financeiramente. Com essa lição, é possível transmitir a ideia de que juntar constantemente as pequenas moedinhas poderá, no futuro, ajudar na aquisição de algo valioso.

 

2° Decisões estratégicas

Nada melhor do que usar as trocas de figurinhas para ensinar sobre o pensamento estratégico. Além de ser uma diversão por si só, as trocas ensinam sobre como negociar e tomar decisões que podem ser mutuamente benéficas.

 

3° Honestidade e ética

Por fim, através do incentivo ao trabalho e das relações sociais, é possível ajudar a desenvolver o caráter da criança. Nesta lição, é importante transmitir para os pequenos a ideia de como o trabalho afeta suas conquistas e como as relações sociais podem ajudar no processo. 

 

Na prática, é simples. Basta mostrar que para se ter algo que deseja muito, você precisa lutar por isso. E com a ajuda de amigos e familiares, você poderá alcançar seus objetivos de maneira rápida, podendo sonhar cada vez mais alto.