Planeje-se para realizar seu sonho até dezembro

Faça já o seu planejamento financeiro

Planejamento financeiro é a regra geral dos que desejam e buscam realizar seus sonhos da melhor e mais segura maneira. Com ele, é possível se organizar e estar preparado(a) para qualquer situação.

 

Quem sabe fazer um bom planejamento financeiro já está realizando sonhos há tempos. Então, por que ficar de fora? A seguir, vamos te ensinar a dominar seu planejamento financeiro da maneira mais simples possível, com apenas 3 passos. 

 

1° Conheça a si mesmo

É impossível controlar algo que você desconhece. Por isso, entenda qual é a sua realidade financeira e como funcionam as suas finanças. Quanto mais você entende sobre seus recursos e gastos, melhor fica a sua relação com o seu dinheiro.

 

2° Estabeleça objetivos

Utilize de uma técnica de fragmentação, defina um sonho e metas para alcançá-lo. 

Defina também quais serão os intervalos para bater suas metas, assim, você irá se manter em constante progresso e alcançará seus objetivos rapidamente.

 

3° Diminua gastos e aumente ganhos

Por fim, busque estratégias eficientes para economizar seu dinheiro. Para os que estão começando a se organizar financeiramente, por exemplo, especialistas em educação financeira como Nathalia Arcuri e Thiago Nigro recomendam a utilização de métodos simples como o 70-30 para controlar os gastos. 

 

Se você conseguir manter suas despesas mensais dentro de 70% do valor líquido da sua renda, vai se livrar de endividamentos e ainda terá 30% da renda restante para construir uma reserva financeira, podendo, finalmente, realizar aquele desejo dos sonhos.

 

 Tenha em mente que a essência do processo é ter disciplina e comprometimento. Pratique essas dicas e estruture seu planejamento financeiro, assim, até dezembro, você alcançará rapidamente todos os seus objetivos.