Planejamento sustentável é bom para o planeta e para o seu bolso

Mude sua cultura de consumo e garanta um futuro melhor para você

Com base nos preceitos da sustentabilidade, a ideia de Planejamento Sustentável foi criada no âmbito orçamentário.

O objetivo é garantir que as necessidades de consumo sejam supridas de maneira racional para que, no futuro, não haja escassez de recursos financeiros e de caráter não renovável do planeta.

Considerada uma preocupação global, as ações de sustentabilidade podem reduzir de forma drástica o comprometimento do planeta e, ainda, garantir uma boa economia.

Descubra como se planejar nesse sentido.

 

Economize

O primeiro passo para um planejamento sustentável é o consumo sustentável. Por isso, priorize reduzir gastos em suas contas de água e luz, além de também reduzir gastos com o consumo de produtos industrializados.

 

Você pode aproveitar a iluminação natural durante o dia e, durante a noite, pode deixar ligadas apenas as luzes do cômodo que estiver usando. Você também pode reduzir o tempo no banho e manter as torneiras devidamente fechadas, evitando o desperdício de água. 

 

Por fim, ao evitar o consumo desenfreado, você pode economizar e ajudar o planeta ainda mais. Lembre-se: priorize o que você precisa e não só o que deseja. Assim, você economiza e também permite que outras pessoas tenham acesso a esses mesmos produtos.

 

Invista

Agora que você virou um consumidor sustentável, começou a ajudar o planeta, reduziu custos e poupou dinheiro, deve estar se perguntando: o que faço com essa renda extra? 

 

A resposta é simples. Invista no futuro da sua aposentadoria. Uma pessoa que pensa em um futuro sustentável, nunca se esquece da segurança e conforto.

  Por isso, coloque na sua lista de prioridades guardar recursos para poder aderir a um plano de aposentadoria complementar. 

 

Seguindo essas dicas, você ajuda o planeta, garante um futuro melhor para todos e, ainda por cima, assegura sua independência financeira na melhor idade.