Não existem regras mágicas para se livrar do endividamento e alcançar a independência financeira.
Para alcançar um grande patrimônio pessoal e se ver, enfim, livre das dívidas, você precisa renunciar aos desejos de consumo e abdicar de algumas das vantagens do pagamento à prazo.
Descubra como conseguir a seguir.
1° Livre-se dos cartões de crédito
Não basta evitar a tentação, é necessário eliminá-la.
Para ter certeza de que novos gastos não serão feitos, você precisa estar em posse, unicamente, de dinheiro em papel ou cartões de débito. Até mesmo o PIX pode ser uma opção, se você desejar, mas cartões de crédito são inaceitáveis.
2° Pague em dinheiro
Compre o que quiser, com o que tiver.
É exatamente isso que você acabou de ler. Desde que você possa pagar, você pode comprar. Logo, qualquer item que esteja fora do seu orçamento, também está fora de cogitação.
3° Condições exclusivas para quebrar a regra
Necessidades aparecem, e, quando surgirem, procure juntar dinheiro para resolver o problema, ao invés de parcelar a solução em 12x.
Dito isso, saiba que você pode, sim, quebrar a regra de pagar tudo à vista, desde que seja em um momento extraordinário em que não há, de fato, outra solução. Entretanto, a reserva de emergência é o mais indicado para esse tipo de situação. Caso você ainda não tenha uma, é preciso começar a investir 10% do seu rendimento ao mês, no mínimo, para garantir segurança financeira em situações de emergência.