Dores de cabeça: Descubra os tipos e como aliviar

Livre-se dos remédios eliminando o incômodo com técnicas naturais

Você sabia que mais de 50% da população brasileira sofre com dores de cabeça? Além disso, você sabia que episódios de estresse, noites mal dormidas e o uso excessivo de computadores, smartphones e televisores podem resultar em dores de cabeça? 

 

Pois é! Segundo dados divulgados pela Sociedade Brasileira de Cefaleia, de uma população com aproximadamente 213 milhões de pessoas, cerca de 140 milhões sofrem com dores de cabeça causadas por fatores ambientais.

 

De modo geral, é preciso ter atenção aos detalhes, visto que, a depender do tipo, algumas cefaleias trazem consigo sensações de mal-estar como tontura, enjoo e refluxo. Por isso, é preciso saber como identificar e aliviar as dores de cabeça.

 

Identificando

Primeiramente, é importante saber que existe uma classificação internacional de cefaleias que mapeia e define a causa das dores de cabeça. Nela, existem critérios utilizados para subdividir as cefaleias em primárias e secundárias.

 

Nas cefaleias primárias, engloba-se todas as dores que não estão relacionadas a nenhum tipo de doença ou condição médica. Seus tipos mais comuns são: enxaqueca, cefaleia em salvas e a cefaleia de tensão.

 

Para as cefaleias secundárias, é válido o contrário. Sendo assim, as cefaleias secundárias são sintomas provenientes de condições clínicas como infecções bacterianas e virais, aneurismas, tumores cerebrais e lesões cranianas. Por isso, se uma dor de cabeça for frequente e começar a apresentar progressão de intensidade no decorrer dos dias, você deve consultar um médico imediatamente, pois essa dor pode estar associada a condições médicas mais graves.

 

Como aliviar a dor de cabeça sem o uso de remédios? 

Com chás, compressas, acupuntura e massagens, você pode se livrar das dores de cabeça.

 

Os chás possuem propriedades medicinais e podem, com muita facilidade, te ajudar a se livrar das dores de cabeça e dos sintomas de enjoo e tontura. Entre os mais recomendados, estão o chá de melissa, hortelã, menta, erva cidreira e camomila.

 

Em casos de dores provenientes de tensão muscular, é possível optar por utilizar uma compressa morna na testa por cerca de 10 minutos para aliviar a dor. De maneira muito prática, quando a dor for proveniente de uma enxaqueca, você pode substituir a compressa morna por uma de água gelada.

 

Por fim, saiba que a acupuntura e a massagem são uma dupla infalível no combate às dores de cabeça. Segundo a neuropsiquiatra Gesika Amorim, massagear com movimentos circulares os pontos da acupuntura entre o dedo indicador e o polegar por alguns minutos alivia as dores de cabeça e até mesmo a enxaqueca de maneira considerável. 

Experimente!