Diabetes cresce a cada ano no Brasil

Dia 14 de novembro representa a importância do combate à doença

A diabetes é um tipo de doença que aflige a humanidade desde os tempos mais antigos. 

Segundo a endocrinologista Marilia de Brito Gomes, a primeira referência que se tem sobre a doença foi dada por meio de um papiro, que consistia em um documento médico egípcio, descoberto por Georg Ebers.

 

Da antiguidade até os tempos atuais, foi descoberto o que causa a diabetes e, por sua vez, o que a diabetes causa. 

Foi possível constatar que fatores de risco como o sedentarismo, doenças cardiovasculares e até mesmo parentes de primeiro grau que possuem a doença podem contribuir e intensificar o desenvolvimento da diabetes. 

 

Entretanto, mesmo entendendo as causas e as consequências da doença, não foi possível impedir que ela se propagasse de maneira tão intensa, como acontece nos dias de hoje. 

 

Para se ter ideia, um levantamento feito pelo Sociedade Brasileira de Diabetes mostra que, no Brasil, cerca de 13 milhões de pessoas sofrem com a doença e mais de 50 mil morrem por ano.

 

Combata a doença

Para se ver livre da diabetes, é preciso manter- se ativo (a).

Para evitar o sedentarismo e doenças cardiovasculares, por exemplo, você pode praticar exercícios aeróbicos e cardiorespiratórios, pois eles regulam melhor as adaptações metabólicas e hormonais, além de aumentar a translocação de proteínas no sangue, independentemente da quantidade de insulina disponível.

 

De modo geral, é preciso estar conscientizado sobre os efeitos da doença e evitar os males que a geram, estudando exercícios e práticas saudáveis para o dia a dia. 

Contudo, lembre-se, o cuidado não se restringe somente ao dia de hoje. Combater a diabetes é algo que deve ser feito durante todo o ano e com muita atenção.