Dia Nacional do Doador de Sangue

Doe e salve vidas

Nesse dia 25 de novembro, celebre com o seu país o Dia Nacional do Doador de Sangue: Seja você também um doador.

 

Como faço para me tornar um doador?

Para se tornar um doador, basta procurar pela unidade de coleta de sangue mais perto da sua casa e verificar se você atende aos requisitos necessários de doação. 

 

Lembrando que existem impedimentos momentâneos, como o uso temporário de medicações fortes, e também impedimentos definitivos, como doenças que podem ser transmitidas durante o processo de doação. 

 

Entretanto, é possível afirmar que todas as pessoas com boas condições de saúde, com idade entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50kg estão aptas à doação. 

 

Menores de 18 anos podem comparecer a uma unidade de coleta acompanhados de um responsável ou portando algum documento que comprove o consentimento formal dos responsáveis.

 

Para quem posso doar?

Em teoria, é um pouco mais complicado do que parece, mas para auxiliar na compreensão prática da relação entre doador e receptor você pode consultar a tabela disponibilizada pela Colsan, uma associação beneficente de coleta de sangue. 

 

De maneira resumida, a tabela determina que:

  • Os portadores do sangue tipo A+ podem doar para os tipos A+ e AB e receber dos tipos A+, A-, O+ e O-; 

 

  • Os portadores do sangue tipo O+ podem doar para os tipos  A+,O+,B+ e AB+ e receber dos tipos O+ e O-;

 

  • Os portadores do sangue tipo B+ podem doar para os tipos  B+ e AB+ e receber dos tipos B+, B-, O+ e O-; 

 

  • Os portadores do sangue tipo AB+ só podem doar para outras pessoas que também seja do tipo AB+ e, enquanto isso, podem receber de todos os outros tipos sanguíneos; 

 

  • Os portadores do sangue tipo A- podem doar para os tipos  A-,A+,AB- e AB+ e receber dos tipos A- e O-; 

 

  • Os portadores do sangue tipo O- podem doar para todos os tipos sanguíneos, mas só podem receber sangue do mesmo grupo, ou seja, O-; 

 

  • Os portadores do sangue tipo B- podem doar para os tipos  B-, B+, AB- e AB+ e receber dos tipos B- e O-; e

 

  • Os portadores do sangue tipo AB- podem doar para os tipos  AB- e AB+ e receber dos tipos A-, O-, B- e AB-.


 

Doar é seguro?

Sim! Todas as ferramentas utilizadas no processo são descartáveis e de uso único. Além disso, apenas profissionais capacitados realizam a coleta do sangue. O processo é totalmente seguro.

 

Agora que você sabe tudo isso, é só correr para a unidade de coleta mais próxima da sua casa e ajudar a salvar mais vidas!