Descubra como identificar gastos secretos

Saiba mais sobre os gastos que consomem seu dinheiro de maneira silenciosa

Um pequeno gasto aqui, outro pequeno gasto ali, e quando menos se espera… Cadê o dinheiro? 

Se você já passou por uma situação como essa, deve ter tentando incansavelmente recalcular os gastos a fim de obter uma explicação para o “desaparecimento” do seu dinheiro. Infelizmente, explicações como essa tendem a não aparecer na grande maioria dos casos.

 

Mesmo em época de pagamento, é comum entre os brasileiros essa estranha sensação de escassez de dinheiro. Segundo a jornalista Loyane Lapa, fenômenos como esse são chamados de gastos secretos — “Gastos secretos são nada mais, nada menos do que aquelas despesas ‘inocentes’ e imperceptíveis que acabam levando uma parte do seu dinheiro, sem que você note.”

 

Por isso, é importante abrir os olhos e aprender a identificar os perigosos gastos secretos. Logo abaixo, veja dicas para evitar esses gastos que consomem seu dinheiro de maneira silenciosa:

 

Entenda melhor seus gastos com água e energia elétrica

Um conjunto de práticas simples, mas feitas repetidas vezes, pode causar um grande impacto nas suas contas de água e energia.

 

Se você costuma lavar as roupas várias vezes por semana, tomar banhos longos e deixar as luzes acesas durante o dia, ao fim do mês, deve pagar por valores exorbitantes em suas contas. 

 

Por isso, é importante definir limites e praticar o autocontrole, além de, obviamente, buscar otimizar as atividades do dia a dia. Sendo assim, tente lavar de uma vez só uma grande quantidade de roupas e, ao tomar banho, lembre-se de definir um tempo máximo, como de 5 ou 10 minutos, por exemplo.

 

Reveja seus serviços de assinatura

Na atualidade, a busca por conteúdos de entretenimento em serviços de streaming é sinônimo de ter vários aplicativos, de diversos estúdios diferentes, baixados. Além disso, somam-se os aplicativos de reprodução de música, tv por assinatura e muitas outras coisas. 

 

Na grande maioria dos casos, é praticamente impossível acompanhar o conteúdo fornecido por todas essas mídias. 

 

Por isso, você deve se lembrar de separar um tempo para passar um pente fino nos seus serviços de assinatura e cancelar todos os que você já não acompanha mais.

 

Repense seu consumo no supermercado

Com as novas tecnologias de delivery, a tradição de ir ao supermercado está se perdendo em muitas famílias brasileiras.

Consequentemente, o excesso de propagandas faz com que o consumidor, muitas vezes, compre algo que não é verdadeiramente necessário. Pouco a pouco, os vários pequenos pedidos se acumulam em um amontoado de linhas na fatura do seu cartão.

Por isso, busque dar um basta nisso o quanto antes. Faça uma lista do que precisa e vá ao mercado semanalmente, aproveite as promoções, economize com taxas de entrega e desapegue dos serviços de delivery.