Cuide da sua mente: sofrimento psicológico oferece risco ao coração

Acompanhamento psiquiátrico ajuda a combater os riscos

Você sabia que é possível evitar o desenvolvimento de doenças cardiovasculares através de uma avaliação do seu quadro emocional?

 

Isso se dá pelo fato de que, em situações de grande estresse, o organismo produz hormônios como cortisol, adrenalina e noradrenalina, que proporcionam grande aumento no surgimento de doenças como hipertensão e arritmias cardíacas. Entretanto, segundo um estudo realizado pela Brown University, avaliações do quadro emocional são ferramentas eficazes para medir o risco cardiovascular do paciente e evitar o surgimento de doenças. 

 

Na pesquisa, os profissionais responsáveis realizaram uma meta-análise de 28 estudos, dos quais mais de 650 mil pacientes estavam envolvidos. Por fim, determinaram que quadros de angústia e sofrimento emocional são responsáveis por causar um aumento de mais de 30% no desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

 

Por isso, se você se sente desconfortável com sua atual situação emocional e psicológica, busque ajuda de profissionais e evite problemas futuros com doenças cardiovasculares. Cuide do que há de mais importante na vida, cuide da sua saúde!