Confira dicas para comer fora de casa

Coma melhor e gaste menos

Quem trabalha o dia inteiro ou passa muito tempo fora de casa geralmente tem duas opções quando a fome chega: comer algo na rua, em bares ou restaurantes, ou levar a própria comida para o trabalho.

A primeira opção tem se tornado cada vez mais pesada para o bolso. Este tipo de despesa tem impacto significativo no orçamento doméstico, além de ser menos saudável.

A melhor dica para eliminar as gordurinhas do seu orçamento com alimentação é passar a comer mais vezes em casa. Que tal acordar mais cedo e fazer um café da manhã reforçado, em vez de fazê-lo na padaria? O jantar também pode ser preparado em seu lar e em maior quantidade, assim você pode guardar o que sobrar e levar para o trabalho no dia seguinte.

Se decidir seguir este caminho, você pode economizar de maneira expressiva: para alimentos que não estragam com facilidade, procure promoções e compre em maiores quantidades. Já para as frutas e legumes, muitas vezes é difícil fazer um estoque. Mas é possível aproveitar a época certa dos alimentos e comprá-los por preços bem menores. Alimentos da época são, além de mais baratos, mais nutritivos.

Não esqueça, no entanto, que ao levar o alimento para o trabalho o armazenamento correto dos alimentos é essencial para evitar a sua contaminação. O mesmo vale para as famosas marmitas compradas na rua – tenha bastante cuidado e observe bem o local onde você compra sua comida. Os alimentos devem ser armazenados em embalagens robustas e bem fechadas. Evite vendedores ambulantes ou barracas de lanches rápidos, principalmente aquelas nas quais o alimento é exposto ao Sol ou onde a limpeza é duvidável. Não se esqueça também de sempre conferir a data validade de tudo o que você consome. Sua saúde deve estar sempre em primeiro lugar.

Se for inevitável ir ao restaurante, aí vai outra dica: quase toda semana é possível encontrar promoções e cupons de desconto na Internet. Às vezes é possível frequentar bons restaurantes por metade do preço!

Também vale lembrar que as porções de restaurantes são, muitas vezes, grandes o suficiente para dividir com seu colega. Assim, você economiza e ainda perde os quilinhos que estão sobrando. Falando nisso, você sabia que, ao evitar beber líquidos em suas refeições, você ajuda na digestão dos alimentos e ainda pode economizar uma boa parte do dinheiro?

Resista à tentação de pedir uma sobremesa ou entrada. Na maioria das vezes, você termina a refeição sentindo-se pesado e tendo gastado mais do que deveria.

Para quem costuma pedir a comida por telefone e almoçar no próprio local de trabalho, a dica é evitar as taxas de entrega, indo até o restaurante e buscando o seu pedido pessoalmente. Caminhar é grátis e, melhor ainda, é muito saudável.