3 dicas para proclamar sua independência financeira

Garanta autonomia para a melhor fase da sua vida

Independência é uma característica de quem é livre, tem autonomia e liberdade. 

Quando se trata de finanças, independência financeira é o espelho de quem não precisa se preocupar mais com a renda do seu trabalho para conseguir sustentar um estilo de vida.

 

Por isso, é importante perguntar:

Você se sente financeiramente independente? 

 

Se a sua resposta é “não”, provavelmente você ainda não teve uma boa ideia de investimento financeiro que possibilite sua liberdade e, principalmente, sua independência financeira.

 

Então, se você está insatisfeito(a) com sua atual situação, proclame sua independência hoje mesmo! 

 

Veja, a seguir, dicas de como investir na sua vida e garantir autonomia para o futuro:

 

1° Conheça a si mesmo

Estude sua atual situação financeira!

 

Se você ainda não anotou todos os seus gastos e compromissos financeiros, este é o momento para fazer isso. Pegue seu caderninho ou abra a sua planilha. Seja lá qual for o instrumento, use-o para garantir que nenhum gasto ficará de fora do seu campo de visão e controle.

 

2° Se prepare

Tenha um fundo de emergência!

 

Antes de começar a plantar os frutos do seu futuro, prepare o terreno. Caso sua principal fonte de renda acabe, é preciso garantir uma reserva financeira que permita a você assumir os gastos e responsabilidades que o seu atual estilo de vida exige.

 

3° Invista seu dinheiro!

 

Por fim, tendo seguido bem a 1° e 2° dica, basta começar a investir um percentual da sua renda mensal. E para você que está se perguntando no quê investir, a resposta é simples: Invista em previdência complementar!

Segundo o educador financeiro Thiago Nigro, a previdência complementar é um dos meios de investimentos mais seguros e eficientes para os investidores de longo prazo, e portanto, é uma ótima opção para você que quer aproveitar a aposentadoria com liberdade e autonomia.